Resposta em prece

RESPOSTA EM PRECE

30 Neste momento, reza-se as preces da comunidade, em forma de atualização da liturgia da palavra escutada e em resposta ao convite do Senhor.
31. Sendo este momento uma atualização da liturgia proclamada, aquele que preside e a comunidade tem a liberdade de fugir às letras dispostas neste formulário. Contudo, mantenha-se a organização de rezar; pela igreja, pela sociedade, por uma intenção quotidiana.
32.  De todas as formas, aquele que preside, pode, com estas ou outras palavras, convidar o povo:
Pres: Irmãos e irmãs, Jesus intercede agora por todo o seu povo junto ao Pai. Vamos nos unir á sua prece, dizendo:
Todos respondem após cada invocação.
Ass: Escuta-nos, Senhor, por seu amor!
 
33. As preces podem ser feitas de maneira espontânea, em sentido comunitário, ou podem ser lidas por uma única pessoa, que lerá na mesma mesa onde foram proclamadas as leituras, em sinal de continuidade da Palavra de Deus. Este poderá fazer uso do disposto a seguir ou, se determinado pelo órgão legislador, com outras palavras.
Aquele que for ler, inicia:
- Ó Cristo, renova as comunidades cristãs na força do teu Espírito, para que testemunhem no mundo a paz e a unidade, sob liderança de Sua Santidade, o Papa N., o nosso Bispo N. e todos que constituístes ministros do vosso povo, nós vos pedimos.
- Ó Cristo, amigo dos pobres, reúne os que estão dispersos e sem orientação, sustenta os abandonados, visita os cativos, vista os que estão despidos por consequência da falta de políticas públicas que os amparem, nós vos pedimos.
- Ó Cristo, liberta os prisioneiros, acolhe os órgãos e as viúvas, ouve o clamor de vosso povo reunido nesta terra de Santa Cruz e dai-nos a graça de ver-te no rosto de cada um dos irmãos e irmãs que sofrem pelas ruas e pelas margens do nosso país, nós vos pedimos.
 
34.  Quem preside conclui:
Pres: Atende, ó Senhor, as nossas preces, que com Cristo vos apresentemos, tu que és nosso Pai todo-amoroso.
Todos respondem:
Ass:
Amém.