Instrução Geral ao Livro Celebracional

APRESENTAÇÃO

Por vários séculos a Liturgia se apresentava numa forma cristalizada distante da experiência de fé do povo. Os ritos eram considerados imutáveis, numa compreensão acentuadamente legalista da Sagrada Liturgia. Diante disso, os Padres da Santa Igreja firmaram o princípio de uma renovação permanente da Liturgia. Reconhecendo que nela existe uma parte imutável, divinamente instituída, ao qual todo rito celebrativo deve comungar. Contudo, encontramos também outras partes que podem e devem ser atualizadas às diversas culturas e necessidades de cada tempo.

Este Ordo Celebrae, para muitos, pode constituir uma novidade, pelo simples fato de não ter na história dos cleros habbianos um documento que exprimisse a vontade salutar do povo de celebrar a Sagrada Escritura, com ritos de bendição, excluindo-se, portanto os ritos eucarísticos e dando destaque à escuta atenta da Palavra de Deus. Como forma de resposta, inauguramos as Orações de Bendição, que são formulários a serem usados por aqueles que presidem as celebrações, a fim de uma melhor organização para a experiência de fé do Povo de Deus.

Esta Instrução Geral ao Livro Celebracional apresenta a forma clássica de se celebrar o Mistério da Palavra de Deus, nunca se desfazendo do grande sacramento da Eucaristia, mas comungando na experiência dos primeiros no Habbo Hotel BR/PT, que, nos anos de 2006 a 2008 comungaram da mesma fonte que agora comungado, contudo se perderam do real sentido da Celebração da Palavra de Deus, como um lugar de encontro sincero com o Mestre que nos fala por meio das escrituras e que nos reúne em torno de si para a experiência da libertação. Em todo caso, podemos afirmar que esta nova maneira de celebrar a Palavra de Deus não busca excluir a atual forma de presidir a Celebração Eucarística, mas busca encontrar formas de tornar a nossa evangelização no Habblive mais concreta, seguindo o mandato messiânico de anunciar as palavras e a doutrina de Jesus para todos os povos.

A Celebração Eucarística, composta dos ritos iniciais, liturgia da palavra, liturgia eucarística e os ritos finais, embasa esta nova forma de celebrar. Diante disso, apresentamos agora a INSTRUÇÃO GERAL AO LIVRO CELEBRACIONAL, o Ordo Celebrae. Celebração esta que é composta por ritos iniciais, liturgia da palavra, liturgia de bendição (ou de ação de graças) e despedida.

Nós da Arquidiocese Metropolitana de São Paulo buscamos, com a inauguração deste livro, trazer mais fiéis para o encontro com o Cristo Palavra, o Verbum Domine, que se dá a nós por meio da Sagrada Escritura proclamada e bem celebrada pelo seu povo. Que celebremos com fé cada momento que agora explicaremos com esta instrução geral.

DOM JOSAFÁ TORRES card. UIÓÇ
Arcebispo

_________________________________